DANÇA DO VENTRE EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
HISTÓRIA DA DANÇA DO VENTE
A história da dança do ventre é algo complexo pois não há relatos oficiais, vocês vão entender o porque no decorrer do texto.
Vamos primeiramente ao nome.
Segundo um estudo que fiz com meu mestre egípcio Hossam Ramzy, um grande estudioso e amante de sua arte e cultura tudo começou como Balady (do povo do Egito) o ritmo e dança com o mesmo nome deu origem a tudo, e o Falahi do povo do campo.
Vocês vão entender o ritmo quando estudar a parte rítmica, a árvore genealógica.
Depois foi chamada de Racks el Shark, Dança do leste. E com a invasão dos Franceses ao Egito eles denominaram Dança do Ventre devido aos movimentos sinuosos que eram feitos pelo ventre feminino.
A dança do ventre é originária do Egito, apesar de alguns dizerem que não, existe relatos através dos desenhos nas pirâmides e pergaminhos desde 12.000 a.c.
A dança era praticada nas colheitas e plantios, no Rio Nilo, na fecundação, pelos pastoreios, nas festividades, tem desenhos das danças e instrumentos musicais. Durante o curso vocês vão aprender cada estilo de dança e seus significados( é um estudo prazeroso e curioso, vão amar).
Nos relatos mais recentes, na época dos palácios, sabe-se que as bailarinas dos palácios eram muito cultas, além de saber dançar e tocar instrumentos musicais elas ditavam a moda. Eram respeitadas.
Quando as danças saíram dos palácios, devido as invasões ao país, ela passou a ser executada nas ruas ( como circo ou feiras ) e a viajar pelo mundo. Que pena sofreu modificações ocidentais.
Depois ela foi para as tabernas, onde as mulheres(bailarinas) dançavam para alegrar os soldados, existe muitas fotos que relatam essa época.
Dai acreditam que surgiu a dança da espada, onde temos uma gravura famosa onde a bailarina dança com duas espadas dos soldados que estão a sua volta assistindo o show em uma taberna.
Passando um tempo, muito tempo, os shows foram ficando mais conhecidos, e começam a surgir bailarinas que marcaram a época, por isso devemos estudar as BAILARINAS DA ÉPOCA DE OURO, nome que receberam as famosas bailarinas que marcaram a dança do ventre até os dias de hoje.
Elas foram para o cinema e ficaram conhecidas mundialmente.
Preste atenção!!!!
Não adianta você correr delas.... por mais que a mídia mostre algumas bailarinas atuais no ocidente você tem que ler e estudar essas bailarinas.
Conheça suas histórias e estude seus vídeos. Como estudar os vídeos? Eu vou lhes ensinar cada bailarina e que passo influenciou até hoje.
São elas: Tahia Carioca, Samia Gamal, Souher Zaki, Fifi Abdo, Farida Fahime, Naima Akef, Dina, Lucy,Najua Fouad, Badiea Masabyne
Vou deixar o link do website de Hossam Ramzy para vocês lerem sobre elas. Ah! Aproveite para ler os outros artigos, são ótimos
http://www.hossamramzy.com/pt/articles/the-stars-of-egypt/
Uma dica! Não queira ser nenhuma delas , crie seu estilo que marcará para sempre.
Bem, até agora falamos de Dança do ventre, balady, mas tem muito mais.
Quando ouve a invasão dos franceses o governo Egípcio havia acabo de formar um grupo que estudaria e catalogaria o folclore Egípcio, que é muito rico culturalmente, tem muitas danças, cada dança de um determinado povoado com seu ritmo e cultura. Um casal de bailarinos até se casou, mas já eram apaixonados, para fazer o estudo pois homem e mulher solteiros não poderia viajar.
Eles iam a região por exemplo Alexandria , Dança do pescador, estudavam sua história , os passos , trajes, tudo que marcassem o povo e a cultura para não perder. Mas o que aconteceu... com a invasão dos franceses eles se apossaram desse trabalho por isso quando estudamos a famosa Fahida Farime e Masmud Reda( sua trupe) vemos passos de ballet nas coreografias.
Nessa época eles já eram famosos e com a Trup de Masmud Reda , Fahida sua primeira bailarina levaram essas danças para o teatro.
Mas tenho uma ótima notícia! Até hoje existe um lugar especial no Governamento Egípcio onde estudam e zelam pelo folclore de seu povo.
Se você é apaixonada por essa arte como eu , é bailarina e professora , vai a dica, NUNCA PARE DE ESTUDAR, á 25 anos estudo essa cultura e não paro de aprender.
Quando falamos de orquestra, ritmos e música árabe é outro nível de estudo. Cada item de estudo vamos aprender sobre os instrumentos , quando entraram na música árabe, suas influencias e em quais rímos fazem parte. Tudo começou com o cante...
Temos que estudar as cantoras e cantores famosos que marcaram e marcam essa dança.
Oum katum a grande estrela que chegou cantar uma música uma hora sem parar e causou um TARAB . Nossa... O que é isso? Vocês vão entender.
Na época de guerra quando já não havia esperança , muita tristeza , mortes. O que o povo, os soldados esperavam? A hora de Oum Kanthum cantar, tudo tornava um silêncio só( tarab) só ouvia a voz dela. Eu chego a me emocionar quando meus amigos egípcios balançam a cabeça para os lados e dizem hummm que riqueza. Quando forem ouvir Oum Kanthum feche os olhos e viagem em sua foz doce, Quando forem dançar Oum Kanthum façam isso com todo respeito possível. Vou colocar o texto de sua história para lerem.
Já me emocionei....
Acho que já perceberam que vamos estudar essa história passo a passo, com todo respeito, sem deixar uma dúvida. Isso é importante.
Ah! Não poderia deixar de falar que a música foi usada durante muito tempo pelos médicos para tratamento, daí minha paixão em desenvolver um trabalho onde a dança cura. Faço á anos e depois vou lhes contar tudo.
Influencia Americana
Os Estados Unidos influenciou muito a dança do ventre principalmente com os famosos filmes.
Um grande exemplo é a Dança dos Sete Véus.
Quem não sonhou aprender essa dança?
Ela foi criada para um filme e ficou na história. Tenho um curso especial de dessa dança, vão amar.
Ah! Não podemos deixar de citar os passos de Jazz colocados na dança do ventre.
Influencia Brasileira
Muitos passos de quadril você não vê na dança do ventre Egípcia, se fizer uma pesquisa na Era de Ouro verá que não tem aquele circulo girando o quadril, um drebak mais acentuado no quadril. Temos algumas bailarinas que revolucionaram a dança do ventre nos Países Árabes, gosto de citar a Warda Maravilha nos Emirados Àrabes e Soraya Zaied no Egito.
Influencia do Japão e China
Essa influência é marcante na utilização de alguns véus na fusão com a dança do ventre, temos o Fun e Riboom.
Influência francesa
Os Franceses deixaram sua influência com os passos de Ballet, principalmente na Trup de Masmud Reda, que tiveram apoio da França para pesquisa que estava sendo feita sobre o folclore Egípcio.