O que é a dança?
Muita gente pensa que a dança é só uma atividade física, mas se engana, dançar é muito mais que uma atividade física.
Além dos diversos benefícios físicos que a dança proporciona, ela também contribui para uma melhora no estado emocional de quem dança.
A música desperta emoções, e os movimentos da dança são interpretações e expressões de uma forma harmônica e descontraída , dependendo do que se propõe em cada ocasião.
Desse modo, podemos usar a dança para redirecionar as emoções negativas, tendo assim um maior controle do nosso estado emocional.
A dança faz com que corpo e mente sigam o ritmo da música, e essa é uma poderosa forma de aliviar o estresse do dia a dia.
Movimentar o corpo ao compasso da música é uma atividade prazerosa e que ajuda a relaxar.
Enquanto dançamos e nos concentramos para coordenar os movimentos, deixamos de pensar nas preocupações e nos problemas do dia a dia.
De que forma ajuda no humor da pessoa?
A dança ajuda a regular a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores que estão ligados ao humor, à motivação e à sensação de prazer; então, com a dança, ficamos felizes e bem-dispostos, e isso ajuda no controle do estresse, da ansiedade e da depressão.
A pessoa está na aula dançando, se olhando no espelho; isso tudo ajuda muito na autoestima.
À medida que a pessoa aprende novos passos, novas coreografias, ela se sente mais capaz, e esse sentimento de capacidade contribui para o desenvolvimento da autoconfiança.
Este momento de se olhar no espelho trabalha muito a auto aceitação refletindo positivamente nos diversos setores da vida.
Influência no convívio social
A dança, como uma atividade social, cria inúmeras possibilidades para a pessoa se relacionar com outras pessoas, seja durante as aulas ou socialmente (quando a pessoa sai para dançar, por exemplo); é uma forma de conhecer novos grupos de amizades, contribuindo para o crescimento intimo e aperfeiçoamento enquanto individuo social.
A importância de dançar com a roupa apropriada
É muito importante que estejamos com a roupa apropriada na hora de dançar, porque quando vestimos a roupa, entramos naquele cenário, vivenciamos mais aquele momento.
Assim como em uma peça de teatro ou quando dançamos uma quadrilha de festa junina, com o traje típico da festa, nos sentimos mais pertencentes àquele grupo, incorporamos melhor a personagem.
Dançar estimula a criatividade
A expressão corporal na dança é uma linguagem mais livre, e nela a espontaneidade e a criatividade não têm limites. Assim, obrigamos o nosso cérebro a descobrir novos caminhos. Sendo assim, a dança estimula a criatividade.
A dança vai além do benefício físico, ela também ajuda a relaxar, melhorar a autoestima, promove o bom humor, melhora as relações interpessoais, estimula a criatividade, alivia o estresse, e ajuda no controle da ansiedade e da depressão; são muitos os benefícios para a nossa saúde mental.
Vamos dançar!!!
Glaucia Fonseca, psicóloga clínica.
CRP: 06/153910
Tel.: (17) 99672-2903
Instagram: glauciafonseca_psicologa
E-mail: glauciafonsecapsicologa@gmail.com